Património

Edifício da Biblioteca Fundação “OS NOSSOS LIVROS”

Solar da Família TEIXEIRA

É uma construção dSolar Família Teixeirao século XVII e ostenta o Brasão dos Teixeiras no cunhal. Este brasão também se encontra na fachada da Igreja de S. Bento. Esta igreja pertenceu ao mosteiro de religiosas fundado por uma senhora da Família Teixeira. Os restantes edifícios deste mosteiro, que integravam a atual Igreja de S. Bento, depois de arruinados com o decorrer do tempo, foram demolidos. No seu espaço, construíram-se os imóveis hoje pertencentes ao Governo Civil, incluindo a zona ajardinada do seu recinto.

No final do séc. XIX ou princípios do séc. XX, este solar dos Teixeiras foi posto à venda, tendo sido comprado pelo Dr. Aníbal Gomes Pereira, médico que nele viveu, e, no fim da sua vida, herdado por seu filho capitão Ramiro, do Quartel de Infantaria 10, situado em anexo à torre de menagem do Castelo de Bragança. Tendo o capitão Ramiro partido em serviço militar para Cabo Verde, veio a falecer, pelo que a Casa permaneceu habitada pela sua viúva, uma filha e outros familiares.

Nos anos 50, a viúva do capitão Ramiro tomou a decisão de vender o solar, pedindo ao senhor Alferes Fernandes, amigo da Família, que encetasse diligências nesse sentido. Um grande empresário português, Altino Pereira, adquiriu-a por compra, nunca chegando, porém, a habitá-la ele próprio, em virtude do escasso tempo que permanecia em Bragança, sendo esta cidade apenas ponto de passagem para as sucursais da sua empresa “Lacor”, em Madrid, Porto e Paris.

A seguir, foi comprada por um sacerdote da diocese de Bragança para instalação de uma residência de idosos que nunca chegou a concretizar-se. O seu abandono e degradação progressiva conduziu o imóvel à transformação de abrigo provisório de algumas famílias desalojadas, regressadas de África após a guerra colonial. A Câmara Municipal de Bragança realojou estes agregados familiares, comprou o edifício já devoluto e realizou as obras da sua consolidação e recuperação. Neste imóvel se instalou, por iniciativa e apoio da Câmara Municipal a Sede da FUNDAÇÃO “OS NOSSOS LIVROS”, sendo a sua Biblioteca inaugurada em 1996, descerrando-se o busto em bronze do Doutor Artur Águedo de Oliveira, seu fundador.

A FUNDAÇÃO “OS NOSSOS LIVROS” instituída pelo Doutor Artur Águedo de Oliveira, pessoa coletiva de utilidade pública, conforme consta do despacho publicado no Diário da República II Série, nº284, de 10/12/1980, regulamentada pelos Estatutos já elaborados em 31/05/1979. 

A Fundação “OS NOSSOS LIVROS” tem dentro do seu legado bens constituídos por prédios urbanos e prédios rústicos situados na Quinta das Eiras, Horta da Vilariça, concelho de Torre de Moncorvo.

A Quinta das Eiras com uma área total de cerca de 85 000 m2 está a ser exploração em regime de contrato de arrendamento tendo como principal produção, o vinho, azeite, amêndoas e hortícolas.