Apresentação

Uma outra vertente dos objetivos que orientaram Águedo de Oliveira a instituir a Fundação OS NOSSOS LIVROS foi o da forte convicção do papel da cultura, no sentido de uma trajetória de implantação ideológica no seu tempo, mas também de reflexão e intercâmbio entre a política portuguesa e a dos outros países europeus contemporâneos. 

A Fundação possui uma considerável coleção discográfica, e, correspondendo ao espírito do seu Fundador, foram ampliados os meios de ação previstos no Artigo 3º dos seus Estatutos, de forma a que a instituição se tornasse uma grande e frondosa árvore cultural. Esta extensão conduziu à tarefa que a Direção da Fundação se propôs concretizar em 2004, com o apoio da Câmara Municipal de Bragança que, ainda no próprio ano letivo de 2004/2005, conferiu forma institucional à Criação do Conservatório Municipal de Música, alargando deste modo este sector pedagógico, pela primeira vez concretizado em Bragança, representando deste modo um marco assinalável de inovação e qualificação de critério metodológico inovador, tendo como praticantes-alvo as camadas mais jovens da população. A gestão do Conservatório é realizada pela Fundação OS NOSSOS LIVROS, seguindo as suas reuniões do Conselho Pedagógico e contabilizando os apoios financeiros concedidos pela Câmara Municipal, pelo Ministério da Educação.

Os professores do Conservatório de Música de Bragança, ensinando áreas de instrumentos muito variados, como sejam: piano, violino, violoncelo, viola d'arco, trompete, clarinete, flauta transversal, órgão, bem como promovendo o curso de gaita de foles, de incentivo regionalista, têm, já, provas dadas, em atuações públicas na cidade, em concertos de final de ano escolar e em outros eventos de índole cultural.

No intercâmbio com outros Conservatórios de Música, deslocaram-se, a convite do Conservatório de Bragança, os alunos e professores do Conservatório de Miranda de Ebro – Burgos. De França, participaram neste intercâmbio, os alunos e professores do Conservatório participaram, os alunos e professores de Pavillons-sur-Bois, que atuaram no Teatro Municipal desta Cidade. Mais recentemente, a Direção Pedagógica do Conservatório, a convite da Fundação Rei Afonso Henriques visitou o Conservatório de Zamora, visando os estabelecimento de uma parceria de partilha de recursos e promoção de atividades conjuntas.

Este intercâmbio opcional do Conservatório de Música de Bragança, demonstra, efetivamente, a capacidade e a estrutura organizativa adequada ao esforço da comunicação e do marketing cultural, que a gestão da Fundação OS NOSSOS LIVROS, o Conselho Pedagógico do Conservatório de Música de Bragança e, em especial, a Câmara Municipal de Bragança, têm praticado, em concertada convergência de trabalho, em ordem à divulgação da identidade cultural local.

Numa lógica de desenvolvimento global no campo das artes, ampliando horizontes, em setembro de 2012, o Conservatório alargou a sua oferta educativa com o Curso Básico de Dança, ministrado na Escola de Dança, edifício cedido através de assinatura de protocolo de colaboração entre a Câmara Municipal de Bragança e a Fundação "OS NOSSOS LIVROS". A Escola de Dança foi integrada no Conservatório de Música de Bragança que passou a disignar-se Conservatório de Música e Dança de Bragança.

Atualmente a Direção da Fundação "OS NOSSOS LIVROS" solicitou ao Ministério da Edução autorização de funcionamento do Curso Básico de Teatro.